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4 dicas de como se programar para as festas de fim de ano e férias!
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4 dicas de como se programar para as festas de fim de ano e férias!

Fim de ano está chegando e passou voando, não é verdade? Sabemos que essa época deixa as pessoas apreensivas por conta das comemorações e festas, que são sempre regadas a comidas e bebidas. A dieta é uma das maiores preocupações e não deveria ser, pois, como eu sempre digo, o equilíbrio deve ser a prioridade de qualquer planejamento nutricional e deve levar em consideração os momentos e costumes que todo mundo vive no dia a dia. Por isso, selecionei quatro dicas para vocês se programarem para esse período:

1. Aproveite as frutas da estação.

As frutas da época, como eu já mencionei aqui, são ótimas opções para consumir no dia a dia. Aproveite as mais apreciadas nesses meses que antecedem o fim de ano, como lichia, cereja, framboesa, figo e nectarina. Ricas em antioxidantes, ajudam a minimizar e preparar o organismo para os possíveis excessos alimentares das festas.

2. Não deixe os exercícios de lado!

Não é porque o fim de ano chegou que precisamos deixar de lado os exercícios. E nem pensar que, como está acabando, é “melhor” começar o ano que vem. Comece agora, escolha exercícios e atividades que combinem com você, vá à academia, ao parque ou até em casa, mas exercite-se diariamente. Aproveite o famoso “projeto verão” e se beneficie dessa prática, tanto esteticamente como para a saúde!

3. Combine com a família e amigos os pratos da ceia.

A programação para a ceia de Natal e Ano Novo costuma começar cedo. Prepare-se com a família e amigos e escolha pratos diferentes para esse ano. Aposte em receitas novas, nutritivas, que agradem a todos ou, até mesmo, mantenha o tradicional, adaptando algumas preparações. Por que não inovar, não é?

4. Substitua as receitas tradicionais por receitas adaptadas.

Como disse no item anterior, vamos fazer algumas mudanças na receita tradicional? É simples, vou passar ao longo das semanas opções bacanas, como rabanada saudável, peixe assado com legumes, farofa de banana, arroz integral à grega, salada de salpicão e doce com frutas.

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