As viagens dos grandes exploradores hoje em dia

Viagens de grandes exploradores hoje em dia:  Uma viagem de Veneza a Shangdu, na China, é longa: 23 horas e 19 minutos. Ainda assim, muito mais rápida que os quatro anos que Marco Polo levou em sua jornada entre a cidade mercantil italiana e Xanadu, como a cidade asiática era chamada no século XIII. A comparação é do site Travelbag, que criou mapas interativos mostrando como os grandes exploradores do passado poderiam fazer suas viagens nos dias atuais.

Marco Polo é um dos 13 viajantes famosos na página “A race of discovery”. Cristóvão Colombo, o descobridor da Oceania James Cook e o conquistador espanhol Hernán Cortéz também fazem parte dessa lista, como a aviadora Amelia Earhart e a jornalista Nelly Bly, que deu uma volta ao mundo em 1889.

Clicando em cada um desses personagens, é possível ver dois mapas, um mostrando a viagem original e uma alternativa moderna. No caso do viajante veneziano, o roteiro iniciado em 1271 incluía, entre outros, um trecho de barco de Veneza até Acre (atualmente em Israel), outro de camelo entre Trebzon (Turquia) e Bagdá e uma interminável caminhada pelo Deserto de Gobi, entre Mongólia e China. em 2017, Marco Polo provavelmente se queixaria do longo voo de Frankfurt a Pequim e de ter que dirigir até Shengdu.

xmapa.jpg.pagespeed.ic.LrzAhOcY_u

Outras comparações interessantes são com grandes navegadores. Os dois meses e nove dias que Cristóvão Colombo passou no mar em 1492 em sua viagem de Palos de la Frontera, na Espanha, às Bahamas poderiam cair para 16 horas e 25 minutos, tempo necessário para dirigir até o aeroporto de Barajas, perto de Madri, voar para Miami e fazer uma conexão para o aeroporto internacional Freeport Grand Bahama.

á James Cook, que levou um ano e oito meses entre Plymouth, na Inglaterra, e Botany Bay, na Austrália, não precisaria navegar por todo o Atlântico, fazer uma parada no Rio de Janeiro, contornar o Cabo de Hornos, no extremo sul do Chile, mapear a costa da Nova Zelândia só para chegar ao sudeste australiano. Bastaria um voo – bem longo, é verdade – de Heathrow até Sydney, com conexão em Bangcoc, num total de 26 horas e sete minutos.

A página mostra também como Nelly Bly daria uma nova volta ao mundo em pleno século XXI. Em 1889, a americana fez sua circunavegação em 72 dias, combinando trechos de navio e trem. Ela atravessou o Atlântico, o Canal da Mancha, cruzou a Europa, conheceu o coração da Ásia até cruzar o Pacífico e cortar os Estados Unidos de trem, terminando em Nova Jersey. Hoje, se seguisse a sugestão do site, daria uma volta completa na Terra pulando de avião em avião, colecionando suvenires de aeroportos. Levaria dois dias, 21 horas e 42 minutos. Mas, qual seria a graça?

Fonte: O globo

 

Abrir Conversa
Podemos ajudar?
Olá,
Como podemos ajudar?